Coronavírus: o que é uma pandemia?

A última vez que a OMS declarou isso foi em 2009, para o H1N1

  • Por Jovem Pan
  • 11/03/2020 17h46
XINHUA / Reprodução Atualmente, há mais de 120 países com casos declarados de Covid-19

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), que declarou nesta quarta-feira (11) pandemia para o coronavírus, o termo significa a disseminação mundial de uma nova doença. A palavra é utilizada quando uma epidemia – grande surto que afeta uma região – se espalha por diferentes continentes com transmissão sustentada de pessoa para pessoa. Atualmente, há mais de 120 países com casos declarados de Covid-19.

A OMS não considerou a gravidade da doença como um determinante para a definição de pandemia, mas sim a disseminação geográfica rápida que o vírus tem apresentado.

“A OMS tem tratado da disseminação [do Covid-19] em uma escala de tempo muito curta, e estamos muito preocupados com os níveis alarmantes de contaminação e, também, de falta de ação [dos governos]”, afirmou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom. “Por essa razão, consideramos que o Covid-19 pode ser caracterizado como uma pandemia”, explicou durante conferência de imprensa em Genebra.

Ao caracterizar o Covid-19 como uma pandemia, Tedros Adhanom afirmou que o termo não deve ser usado de forma leviana. “Pandemia não é uma palavra a ser usada de forma leviana ou descuidada. É uma palavra que, se mal utilizada, pode causar medo irracional ou aceitação injustificada de que a luta acabou, levando a sofrimento e morte desnecessários”, declarou.

Recomendações permanecem

O diretor-geral da OMS ressaltou, ainda, que a declaração não significa a adoção de novas recomendações no combate ao vírus. “Descrever a situação como uma pandemia não altera a avaliação da OMS sobre a ameaça representada por esse coronavírus. Não altera o que a OMS está fazendo nem o que os países devem fazer”, esclareceu Adhanon.

Durante a conferência, ele lembrou o que a OMS solicita a todos os países: ativar e ampliar seus mecanismos de resposta a emergências, informar profissionais sobre riscos e como podem se proteger; encontrar, isolar, testar e tratar todos os casos de Covid-19, rastreando todos os contatos.

Outras pandemias

A última vez que a OMS declarou uma pandemia foi em 2009, para o H1N1. Estima-se que a doença tenha infectado cerca de 1 bilhão de pessoas e matado milhares no primeiro ano de detecção.

Ainda segundo a organização, uma pandemia de gripe ocorre quando um novo vírus emerge e se espalha pelo mundo, e a maioria das pessoas não tem imunidade.

Há 100 anos, o mundo enfrentou uma outra pandemia, a de gripe espanhola. Estima-se que entre 50 e 100 milhões de pessoas tenham morrido entre 1918 e 1920.

* Com informações da Agência Brasil

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.