Diretor da AIEA afirma que inspetores retornaram ao Irã

Equipe da Agência Internacional de Energia Atômica é primeira a entrar no país desde os ataques israelenses e americanos contra as instalações atômicas de Teerã

  • Por Jovem Pan
  • 27/08/2025 06h35
  • BlueSky
Foto de Joe Klamar / AFP Claro! Aqui está a tradução para o português: **"O diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Grossi, participa de uma reunião extraordinária do Conselho de Governadores da agência na sede em Viena, Áustria, em 23 de junho de 2025."** *(Foto de Joe Klamar / AFP)* O diretor da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Grossi

O diretor da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Grossi, afirmou que uma equipe de inspetores da instituição “retornou ao Irã“, a primeira a entrar no país desde os ataques israelenses e americanos contra as instalações atômicas de Teerã. O Irã suspendeu sua cooperação com o organismo da ONU após uma guerra de 12 dias com Israel, em junho, ao acusar a AIEA de não condenar os bombardeios contra suas instalações nucleares. “A primeira equipe de inspetores da AIEA retornou ao Irã e estamos prestes a reiniciar as atividades”, disse Grossi em uma entrevista exibida na terça-feira pelo canal americano Fox News.

“No que diz respeito ao Irã, como você sabe, há muitas instalações. Algumas foram atacadas, outras não”, afirmou o argentino. “Estamos discutindo que tipo de (…) modalidades práticas podem ser implementadas para facilitar a retomada de nosso trabalho lá”, completou. O anúncio ocorreu no dia em que o Irã participou de negociações com Reino Unido, França e Alemanha em Genebra. Teerã tenta evitar a retomada das sanções que as potências europeias ameaçaram impor com base em um acordo nuclear de 2015 que está paralisado.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

O vice-ministro das Relações Exteriores do Irã, Kazem Qaribabadi, que participou das conversações, disse que é o momento de o trio europeu “tomar a decisão correta e dar tempo e espaço à diplomacia”. A reunião de terça-feira foi a segunda rodada de diálogo com diplomatas europeus desde o fim da guerra de junho, desencadeada por um ataque israelense sem precedentes. O conflito interrompeu as negociações nucleares do Irã com os Estados Unidos. Também esfriou as relações de Teerã com a AIEA, já que o país culpou parcialmente a agência da ONU pelos ataques às instalações nucleares. Israel afirma que executou os ataques para impedir que o Irã desenvolva uma arma atômica, uma ambição que Teerã nega.

*Com informações da AFP 

 

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.