Em Pequim, Putin se reúne com Xi Jinping para tratar da guerra entre Israel e Hamas e conflito na Ucrânia

Líder do Kremlin chegou à capital da China, na manhã desta terça-feira, 17, para participar no Terceiro Fórum de Novas Rotas da Seda, e vai se encontrar a sós com o presidente chinês nesta quarta-feira, 18

  • Por Jovem Pan
  • 17/10/2023 12h08
Alexei Druzhinin / Sputnik / AFP putin e xi jinping Putin e Xi Jinping se encontram, em fevereiro de 2022, antes das Olimpíadas de Inverno

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, se reúne nesta quarta-feira, 18, com o presidente chinês, Xi Jinping, e ambos devem tratar sobre a guerra entre Israel e o movimento fundamentalista islâmico Hamas e também sobre o conflito armado que Moscou iniciou há mais de 600 dias contra a Ucrânia. “Durante as conversas, uma atenção especial será reservada aos temas internacionais e regionais”, afirmou o Kremlin, sem revelar mais detalhes. Putin chegou a Pequim, capital da China, na manhã desta terça-feira, 17, para participar no Terceiro Fórum de Novas Rotas da Seda, programa de desenvolvimento de infraestruturas do governo chinês. O porta-voz do governo russo, Dmitry Peskov, lembrou que antes de voar para a China o presidente russo realizou “uma maratona telefônica” com o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, e com os líderes de Egito, Irã e Síria, bem como com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, cujo conteúdo repassará a Xi.

“Os líderes terão algo a trocar, especialmente porque a situação está evoluindo muito rapidamente e a tensão persiste”, observou Peskov. O líder russo defende o direito de Israel de responder ao ataque do Hamas, mas também insistiu que as consequências humanas de uma operação terrestre em Gaza seriam inaceitáveis ​​e pediu um cessar-fogo humanitário. Além disso, o chefe do Kremlin reiterou que a única solução para o conflito israelo-palestino é a criação de dois Estados que coexistam em segurança e paz. Nesse sentido, Peskov declarou que Putin ainda não apresentou uma iniciativa de paz porque primeiro precisa compreender todas as posições. “Para desenvolver uma iniciativa de paz é preciso prepará-la, discuti-la com todos, é preciso perceber as posições das partes, é preciso perceber todas as tendências”, indicou.

O porta-voz também comentou que está em preparação um encontro entre o presidente russo e Mahmoud Abbas, que já estava agendado antes do início das hostilidades, mas que por enquanto não há uma data. Além do conflito no Oriente Médio, Putin discutirá com Xi “em detalhe” outros assuntos da agenda internacional, “inclusive a Ucrânia”. O porta-voz explicou que “por regra geral, o presidente dá sua avaliação da situação atual do progresso da operação militar especial”, como a Rússia chama a guerra que promove contra o território ucraniano. Os dois líderes discutirão também a relação bilateral e econômica entre seus países, especialmente as perspectivas para o gasoduto Power of Siberia 2, que levará mais gás russo para a China através da Mongólia. A Rússia pretende fornecer à China pelo menos 98 bilhões de metros cúbicos de gás e 100 milhões de toneladas de gás natural liquefeito até 2030. Segundo Peskov, Putin e Xi se reunirão primeiro em um formato estendido com as suas respectivas delegações, incluindo vários ministros das pastas econômicas, e depois terão um “cara a cara informal”.

*Com informações da EFE e AFP

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.