Regiões da Espanha impõem restrições a moradores após novos surtos da Covid-19

O surgimento dos novos casos estaria, segundo ministro regional da saúde, ligado a regiões de bares; Pedro Sánchez pede calma à população

  • Por Jovem Pan
  • 06/07/2020 10h00 - Atualizado em 06/07/2020 10h04
Guillaume Horcajuelo/EFE O ministro da Saúde da Espanha, Salvador Illa, disse que o ministério acompanha de perto a situação na Galiza e na Catalunha

A região espanhola da Galiza impôs restrições a cerca de 70 mil pessoas nesse domingo (5) após um surto de Covid-19. A decisão acontece um dia depois que a Catalunha também estabeleceu bloqueio local para conter a propagação do coronavírus. Os moradores de La Mariña, na costa norte do país, na província de Lugo, não poderão deixar o local até a sexta-feira (10), dois dias antes das eleições regionais na Galiza, em 12 de julho.

O primeiro-ministro Pedro Sánchez pediu às pessoas que não baixem a guarda, mas também calma, porque “a detecção precoce desses surtos mostra que o sistema de saúde está muito mais bem preparado” do que em março. O governo regional disse que os moradores poderão se deslocar por La Mariña, mas apenas aqueles que precisam viajar para trabalhar.

O ministro regional da Saúde, Jesús Vázquez Almuíña, afirmou que os maiores surtos estão ligados a bares da região. As autoridades regionais de saúde afirmaram que agora há 258 casos na Galiza, dos quais 117 em Lugo. O ministro da Saúde da Espanha, Salvador Illa, disse que o ministério acompanha de perto a situação na Galiza e na Catalunha.

*Com informações da Agência Brasil

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.