EUA dizem à ONU que estão deixando formalmente o Acordo de Paris

O secretário de Estado, Mike Pompeo, chamou o acordo de ‘um ônus econômico injusto’ para a economia americana. Os Estados Unidos são a primeira nação a deixar o acordo climático

  • Por Jovem Pan
  • 04/11/2019 19h34
Agência EFEO secretário de Estado, Mike Pompeo, também fez o anúncio da saída dos EUA do acordo de Paris via Twitter

Os Estados Unidos disseram nesta segunda-feira (4) à Organização das Nações Unidas (ONU) que iniciaram formalmente o seu processo de retirada do marco do Acordo Climático de Paris, assinado em 2015 na capital francesa.

O secretário de Estado, Mike Pompeo, disse nesta segunda que enviou uma notificação formal às Nações Unidas informando a decisão. Com isso, inicia-se um processo de retirada que deve demorar um ano para ser oficializado.

Na declaração, Pompeo elogiou os cortes de poluição de carbono nos Estados Unidos e chamou o acordo de Paris de “um ônus econômico injusto” para a economia dos EUA. O anúncio de Pompeo também foi divulgado em sua conta no Twitter.

Quase 200 países assinaram o acordo climático internacional em que cada país fornece seus próprios objetivos para reduzir as emissões de gases que levam à mudança climática.

Os EUA são a primeira nação a sair do acordo. As regras do contrato impediam um país de se retirar nos três primeiros anos após a ratificação, em 4 de novembro de 2016.

*Com informações da Agência Brasil