Caso Mediaset, ‘Bunga Bunga’ e futebol: Relembre a vida e as polêmicas de Silvio Berlusconi

Ex-primeiro-ministro italiano morreu aos 86 anos nesta segunda-feira, 12

  • Por Jovem Pan
  • 12/06/2023 08h52 - Atualizado em 12/06/2023 08h55
ALBERTO PIZZOLI / AFP Berlusconi itália Silvio Berlusconi morreu aos 86 anos nesta segunda-feira, 12

O bilionário e ex-primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi, que morreu aos 86 anos nesta segunda-feira, 12, marcou por um quarto de século o panorama político do país, apesar de uma vida marcada pela luxúria e os excessos, entre a grandeza e a decadência. O dono de uma das maiores fortunas da Itália, que ocupou em três ocasiões o cargo político mais importante da península e que para muitos representava a idade de ouro da economia do país, não conseguiu concretizar seu maior sonho: ocupar a presidência da República. Durante sua longa trajetória, entre a fortuna, belas mulheres, escândalos sexuais e problemas judiciais, o líder conservador foi o chefe de governo do país de 2001 a 2011, com uma interrupção de dois anos entre 2006 e 2008. Em novembro de 2011, o empresário, que não poupava ataques aos rivais, foi obrigado a renunciar ao cargo de primeiro-ministro, após uma crise econômica que deixou a Itália à beira de um resgate internacional. Arrogante, espirituoso, famoso por seus comentários e piadas machistas, ele aspirava entrar para os livros de História como “o melhor líder da Europa e do mundo”. À frente do partido ‘Forza Italia’, ele permaneceu ativo no debate público quase até o fim de sua vida. Em relação a sua vida antes da política, Berlusconi, que nasceu em 29 de setembro de 1936, mostrou sua vocação para os negócios desde a adolescência, quando estudava no Colégio Salesiano. Funcionário de casas noturnas no balneário de Rimini durante a juventude, capaz de fascinar os turistas durante os cruzeiros com eventos românticos, Berlusconi sempre contou com a lealdade de um grupo de amigos próximos, que devem ao ex-premiê suas fortunas atuais. Silvio Berlusconi também foi vendedor de aspiradores de pó nos anos 1950. Onze anos depois ele se formou em direito e passou a trabalhar no setor da construção civil.

Títulos e traições

Aos 41 anos, Silvio Berlusconi foi condecorado como “Cavaleiro do Trabalho”. No entanto, ele perdeu o título depois da condenação definitiva em 2013 a quatro anos de prisão por fraude fiscal no caso Mediaset. E foi a televisão que fez toda a diferença na carreira do grande comunicador. O político também foi dono por 31 anos do Milan, clube que venceu a Liga dos Campeões sete vezes, antes de vender a equipe para investidores chineses em 2017. Apesar das críticas e polêmicas, o bilionário foi por quase duas décadas o “líder máximo” da direita italiana. Berlusconi teve seu último mandato como premiê entre 2008 e 2011. Na época, a atuação ficou marcada pelos abusos do empresário no exercício do poder, que provocaram críticas da imprensa, dos empresários e até mesmo da Igreja Católica italiana. Preocupado com a imagem, Berlusconi tingia o cabelo, usava maquiagem e recorreu em inúmeras oportunidades a cirurgias plásticas. Em 2009, o gosto por mulheres atraentes custou um estrondoso processo de divórcio de sua segunda esposa, Veronica Lario.

Além disso, Berlusconi foi condenado a sete anos de prisão por prostituição de menor de idade e abuso de poder, no caso da jovem marroquina conhecida como Ruby, uma prostituta que participava das famosas festas “Bunga Bunga” na mansão de Berlusconi em Milão. Em 2015, no entanto, ele foi absolvido de maneira definitiva pelo caso. Já idoso, o ex-primeiro-ministro conquistou sua nova companheira, Marta Fascina, de apenas 30 anos, ex-modelo e deputada pelo ‘Forza Italia’. Em 2016, Silvio Berlusconi passou por uma cirurgia de coração aberto e voltou a ser operado em 2019 devido a uma obstrução intestinal. Em abril, depois de ser hospitalizado por problemas respiratórios, exames médicos revelaram que sofria de leucemia crônica.

*Com informações da AFP.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.