Governo italiano consegue evitar que Veneza entre na lista de patrimônios em perigo da Unesco

Representantes internacionais reconheceram os esforços feitos pelo país para garantir a conservação do complexo histórico

  • Por Jovem Pan
  • 14/09/2023 22h45 - Atualizado em 14/09/2023 22h50
ADRIANA MOREIRA/ESTADÃO CONTEÚDO/AE/Codigo imagem:115434 Itália, Veneza. Fundada no século V d.C. e espalhada por 118 pequenas ilhas, Veneza tornou-se uma grande potência marítima no século X

O comitê da Unesco decidiu nesta quinta-feira, 14, prorrogar o prazo de inclusão de Veneza na lista dos Patrimônios Mundiais em perigo. A medida visa dar mais prazo para a Itália desenvolver melhores planos de conservação. Esta decisão foi tomada durante a assembleia anual ocorrida em Riad, na Arábia Saudita. Localizadas na região do Vêneto, o complexo histórico foi declarado Patrimônio Mundial da Unesco em 1987, e desde 2021 está correndo o risco de entrar na lista dos patrimônios mundiais em perigo devido ao turismo de massa e mudanças climáticas. As medidas corretivas tomadas pelo governo italiano frearam a decisão. Os representantes dos países que participaram da reunião deliberativa reconheceram os esforços feitos pela Itália para garantir a conservação do conjunto urbano, e, assim,  propuseram estender até 1º de fevereiro de 2024 o prazo para a implementação das recomendações da Unesco para proteger o local. Em declaração após ao encontro, o comitê reiterou que “há preocupação com os significativos desafios que ainda precisam ser enfrentados para a conservação adequada do local”, e, portanto, pediu à Itália que convidasse uma missão consultiva de órgãos ligados à conservação de patrimônios mundiais para acompanhar o progresso das ações.

A decisão da Unesco foi tomada dois dias após a Câmara Municipal de Veneza ter aprovado o pagamento de uma “contribuição de acesso”, que funcionará como uma espécie de pedágio turístico na entrada da cidade. Este ingresso custará cinco euros, cerca de R$ 25,97, para os visitantes. O objetivo é diminuir o turismo de massa diário a partir de 2024. Veneza, que recebe cerca de 30 milhões de turistas por ano, será pioneira mundial da iniciativa. Além disso, a cidade tem programas modelo de conservação para construções simbólicas, como a Basílica de São Marcos.

Fundada no século V d.C. e espalhada por 118 pequenas ilhas, Veneza tornou-se uma grande potência marítima no século X. A cidade inteira é uma obra-prima arquitetônica extraordinária, na qual até mesmo o menor dos prédios contém obras de alguns dos maiores artistas do mundo, incluindo Giorgione, Ticiano, Tintoretto, Veronese, entre outros.

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.