JOVEM PAN

Jovem Pan
TV Ao Vivo
Jornal da Manhã – 2ª Edição | 07h00 - 10h00
Mundo

Israel ataca símbolos do regime do Irã ‘com força sem precedentes’

Ministro da Defesa do Estado judeu, Israel Katz, confirmou que os alvos incluíram a sede da milícia Basij e a famosa prisão Evin

ia samy

Isreal Katz
ISRAEL-POLITICS Menahem KAHANA / AFP

Forças armadas de Israel realizaram nesta segunda-feira (23) uma série de ataques ,”com força sem precedentes”, direcionados a instituições ligadas ao regime iraniano, evidenciando a intenção de desestabilizar o governo de Teerã. O ministro da Defesa de Israel, Israel Katz, confirmou que os alvos incluíram a sede da milícia Basij e a famosa prisão Evin, que abriga prisioneiros políticos. Outros alvos foram a sede do serviço de segurança interno, do departamento de ideologia do governo e um símbolo odiado em Tel Aviv: o Relógio da Destruição de Israel, que marca uma contagem regressiva para o fim do Estado judeu em 2040.

[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/640_3anos-JPNews.jpg” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]

A questão da mudança do regime tem permeado o ataque iniciado por Israel na sexta retrasada (13), ao qual os EUA se juntaram neste fim de semana. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, também se manifestou, ameaçando o aiatolá Ali Khamenei e sugerindo a necessidade de uma mudança no governo iraniano. A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) relatou nesta segunda-feira que os bombardeios podem ter causado danos consideráveis às instalações nucleares iranianas. Em resposta, o Irã minimizou a gravidade dos ataques, alegando que o material radioativo já havia sido retirado de suas instalações.

[jp-related-posts ids=”2000868,2000853″]

*Reportagem produzida com auxílio de IA