Itália detalha reabertura e já permitirá visitas familiares a partir de 4 de maio

  • Por Jovem Pan
  • 26/04/2020 19h06
Chigi Palace/EFE Giuseppe Conte é o atual primeiro-ministro da Itália

O governo da Itália permitirá visitas familiares e abrirá parques e jardins públicos a partir de 4 de maio, quando o país iniciará uma reabertura gradual do confinamento após quase dois meses de isolamento devido à pandemia da Covid-19.No entanto, o país seguirá proibindo a realização de encontros sociais.

O primeiro-ministro Giuseppe Conte detalhou neste domingo (26) o plano de reabertura: será possível praticar esportes, mantendo uma separação de pelo menos um metro para evitar infecções e a realização de funerais com um pequeno grupo de membros da família, de até 15 pessoas, desde que usem máscaras e respeitem a distância social.

O governo italiano fixará um preço máximo de 0,50 euros (cerca de R$ 3) para as máscaras e está trabalhando para abolir o imposto sobre valor agregado (IVA).

Além disso, proibirá as pessoas com febre acima de 37,5 graus de saírem para a rua, tendo que ficar em casa, evitar contatos sociais e chamar o médico.

No dia 4 de maio, as indústrias manufatureira, de construção e atacadista retomarão as atividades, tendo que garantir os protocolos de segurança para que seus funcionários evitem novos contágios.

A abertura de restaurantes será permitida apenas para comprar comida para viagem, que deverá ser consumida nas residências.

Porém, não será a partir do 4 de maio que a liberdade total de movimento chegará aos cidadãos italianos, que ainda não poderão mudar de região, mas poderão se deslocar dentro dela, com motivos justificados de trabalho, saúde ou outras necessidades.

*Com informações da Agência EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.