Governo da Itália planeja reabertura econômica a partir de 4 de maio

  • Por Jovem Pan
  • 21/04/2020 09h37 - Atualizado em 21/04/2020 09h38
Maurízio Brambatti/EFE Conte ressaltou que o programa será válido para todo o país, mas que serão consideradas as particularidades de cada região

O presidente do governo da Itália, Giuseppe Conte, disse que anunciará o plano de reabertura do país, previsto para começar em 4 de maio.

“Antes do final desta semana, espero comunicar esse plano e explicar os detalhes desse complexo programa. Uma previsão razoável é que o aplicaremos a partir de 4 de maio”, disse Conte, em mensagem escrita em sua página no Facebook.

Ele ressaltou que o programa será válido para todo o país, mas que serão consideradas as particularidades de cada região.

“Porque as características e os métodos de transporte em Basilicata não são os mesmos da Lombardia. Além disso, a receptividade das estruturas hospitalares muda de região para região e deve ser constantemente proporcional ao número de pacientes infectados com a covid-19”, afirmou.

No entanto, a reabertura por região tem sido amplamente criticada pelas autoridades do norte da Itália, porque, mesmo sendo as mais afetadas pela pandemia, elas são o motor econômico do país.

Sobre o assunto, Conte afirmou que gostaria de abrir tudo, mas a decisão “seria irresponsável e faria a curva de contágio subir de maneira descontrolada e anularia todos os esforços que fizemos até agora”.

“Não podemos confiar em decisões improvisadas para satisfazer uma parte da opinião pública ou para atender às solicitações de algumas categorias de produção, empresas individuais ou regiões específicas”, acrescentou.

Ele anunciou que nos próximos dias esse plano de reabertura será cuidadosamente analisado e que “no final” quem assumirá a responsabilidade pelas decisões será o governo.

* Com informações da EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.