Itália deve estender isolamento por coronavírus até a Páscoa

Novo prazo foi definido devido à queda de novos casos

  • Por Jovem Pan
  • 30/03/2020 21h36
EFE/EPA/PAOLO SALMOIRAGO Número de novos casos aumentou em 4.050, o menor desde 17 de março, chegando a um total de 101.739 ocorrências

O governo italiano disse nesta segunda-feira (30) que vai estender a duração das medidas de isolamento, previstas para terminarem na próxima sexta-feira, até pelo menos o final do feriado de Páscoa, em 12 de abril. Nos últimos dias, o número de novas infecções por Covid-19 têm mostrado queda.

“A avaliação era para estender todas as medidas de contenção pelo menos até a Páscoa. O governo irá agir nessa direção”, afirmou em nota o ministro da Saúde, Roberto Speranza, após uma reunião com um comitê de cientistas que está aconselhando o governo.

O Ministério da Saúde não deu uma data para o fim do novo período de isolamento, mas disse que ela estará em um  decreto.

Números

Os italianos estão em isolamento há três semanas, com a maioria das lojas, bares e restaurantes fechados e pessoas proibidas de deixar suas casas a não ser por necessidades essenciais.

A Itália, até agora o país mais atingido no mundo em número de mortes, viu o total subir para 11.591 desde que a epidemia começou na região norte em 21 de fevereiro.

Foram registrados 812 óbitos nas últimas 24 horas, segundo a Agência de Proteção Civil, revertendo dois dias de queda. No entanto, o número de novos casos aumentou em 4.050, o menor desde 17 de março, chegando a um total de 101.739 ocorrências.

Entretanto, essa queda pode em parte ser explicada por uma redução no número de testes, que foi o menor nos últimos seis dias.

Ressaltando os perigos da doença, a associação nacional de médicos anunciou a morte de mais 11 profissionais na segunda-feira, elevando o número total para 61. Nem todos eles foram testados para o coronavírus antes de morrer, mas a associação ligou os óbitos à pandemia.

* Com EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.