Macron alfineta Bolsonaro: ‘Alguns dirigentes confundem soberania com agressividade’

  • Por Jovem Pan
  • 27/08/2019 20h15 - Atualizado em 27/08/2019 20h15
EFE/ Tatyana Zenkovich Emmanuel Macron Francês afirmou que outros países amazônicos pediram ajuda internacional e que terão o auxílio o mais rápido possível

O presidente da França, Emmanuel Macron, alfinetou nesta terça-feira (27) o presidente Jair Bolsonaro ao comentar a posição do governo brasileiro ao recusar a oferta de ajuda dos países do G-7 no combate aos incêndios na Amazônia.

Sem citar o nome de Bolsonaro, Macron diz que “alguns dirigentes confundem soberania com agressividade” e defendeu ser um erro pensar desta forma. Nesta terça, Bolsonaro condicionou o recebimento da ajuda de R$ 83 milhões oferecida pelo G-7 a um pedido de desculpas de Macron.

“Observei a atitude de alguns dirigentes que consideram que soberania significa agressividade. Acho que isso é um erro. Somos um país soberano e, quando temos grandes eventos, aceitamos com felicidade a solidariedade internacional porque é um sinal de amizade”, disse o presidente francês, em conferência de embaixadores em Paris.

Macron afirmou ainda que outros países amazônicos pediram ajuda internacional para combater as queimadas e que terão o auxílio o mais rápido possível. “Acima de tudo, há nove países na Amazônia Muitas outras nações já pediram a nossa ajuda. É importante mobilizá-la para que Colômbia, Bolívia e todas as regiões brasileiras que queiram ter acesso a essa ajuda internacional possam tê-la e reflorestar rapidamente”, declarou.

* Com informações do Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.