Maduro diz que venezuelanos estão saindo do país com bolsos cheios de dólares

  • Por Jovem Pan
  • 12/09/2018 07h30
EFE Segundo dados divulgados pela ONU, 2,3 milhões de venezuelanos fugiram do país desde 2014

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, ignorou a situação precária do povo do país e disse nesta terça-feira (12) que cidadãos que decidiram fugir do país devido à severa crise econômica estão saindo com os bolsos cheios de dólares, seduzidos por ofertas enganosas que fazem parte de uma campanha internacional contra seu governo.

“Uma característica da imigração venezuelana é que eles saem do país com os bolsos cheios de dólares. O mínimo que levam é US$ 5 mil. Isso é prática. Eles vendem uma moto, um carro. Alguns venderam até seus apartamentos”, disse Maduro em um evento com jovens.

Maduro afirmou que os venezuelanos estão recebendo mensagens por meio das redes sociais que fazem parte de uma campanha que busca “impor uma crise humanitária migratória” para “justificar a intervenção na Venezuela pelas vias militar e política”.

Segundo ele, nas plataformas digitais, os venezuelanos recebem ofertas de “pacotes fraudulentos” com os quais obteriam benefícios econômicos se deixassem o país. E ressaltou que apenas alguns aceitam serem seduzidos pelas mensagens vindas do exterior.

“A grande maioria não. A grande maioria está na Venezuela trabalhando, estudando, lutando. É uma minoria que se deixou seduzir e agora desperta de um pesadelo”, disse o presidente.

Maduro ainda afirmou que todos os venezuelanos que retornaram ao país dentro do programa criado pelo governo, o Volta à Pátria, foram enganados depois de cruzarem a fronteira.

“Essas pessoas que retornaram da escravidão voltaram de outro mundo, do capitalismo”, disse Maduro durante o evento.

Apesar do discurso de Maduro, dados da ONU dão conta de que 2,3 milhões de venezuelanos fugiram do país desde 2014. A maior parte deles foi para Colômbia, Equador, Peru e Brasil. Eles apontam a falta de alimentos como o principal motivo para fugir da Venezuela.

Na fronteira de Roraima com a Venezuela, há uma grave crise com os refugiados provenientes do país comandado por Maduro. O clima de tensão já fez com que as autoridades locais fizessem apelo para fechamento da fronteira. O governo brasileiro tem remanejado as pessoas que buscam abrigo para vários estados, para desafogar a cidade de Boa Vista, por exemplo.

*Com informação da Agência EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.