Maior terremoto em um século atinge o sul do México

  • Por Estadão Conteúdo
  • 08/09/2017 07h11 - Atualizado em 08/09/2017 08h04

O governador do Estado de Chiapas, Manuel Velasco, afirmou à imprensa local que três pessoas morreram por causa do terremoto de 8,1 graus que atingiu a costa mexicana, na divisa com a Guatemala, na noite desta quinta-feira, 7. As mortes foram registradas em San Cristobal de las Casas, mas Velasco não deu informações sobre as circunstâncias.

Na Guatemala há pelo menos um morto, segundo declaração do presidente Jimmy Morales à TV local. Morales também não informou detalhes sobre o caso.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos informou que um terremoto de 8,1 graus atingiu a costa do México, próximo da divisa com a Guatemala, às 11h49 no horário local (1h49 em Brasília). Inicialmente, o órgão havia informado que o tremor era de 8 graus. Um alerta de tsunami foi acionado para o México e diversos países da América Central, como El Salvador, Costa Rica e Nicarágua.

O epicentro do terremoto foi localizado a 165 quilômetros a oeste de Tapachula, no Estado de Chiapas, com profundidade de 35 quilômetros.

Há registros de desmoronamento de residências em Chiapas, mas não há informações sobre vítimas. O tremor foi sentido com força na Cidade do México, localizada a mais de 1 mil quilômetros de Tapachula