Milhares vão às ruas de Londres pedindo novo referendo sobre Brexit

  • Por Jovem Pan
  • 23/03/2019 13h26
EFEManifestantes pedem novo referendo sobre saída de bloco continental

Milhares de pessoas se reuniram no centro de Londres neste sábado (23) a favor de um segundo referendo sobre o Brexit, a saída do Reino Unido da União Europeia. A expectativa dos organizadores é convencer os parlamentares a apoiar nova consulta pública questionando se o governo deve seguir com os planos de deixar o bloco continental.

Espera-se que a “Marcha do Voto do Povo” seja uma das maiores dos últimos anos, em meio a esforços para deter o processo de Brexit. A marcha será concluída em frente ao Parlamento Britânico, onde têm sido debatidos os termos do divórcio. Deve participar da manifestação o vice-líder do Partido Trabalhista, de oposição, Tom Watson.

Outra presença aguardada é a do o prefeito de Londres, Sadiq Khan. Sexta-feira (22) à noite, a premiê Theresa May escreveu a parlamentares informando que há possibilidade de ela não pedir a aprovação de plano de retirada na próxima semana. May afirmou que só levará o plano de volta à casa se houver apoio suficiente para que isso.

A primeira-ministra disse também que precisaria da aprovação do presidente da Câmara, John Bercow, para retomar a discussão pela terceira vez, apesar de suas objeções. Parlamentares britânicos já rejeitaram duas vezes o acordo proposto por May. O Reino Unido deve deixar a União Europeia em 12 de abril, caso nenhum acordo seja aprovado.

May escreveu que o Reino Unido ainda tem opções, como uma extensão do prazo para a saída do bloco, que exigiria a participação nas eleições do Parlamento Europeu em maio. A primeira ministra se ofereceu para se reunir com parlamentares para discutir os termos do Brexit.

*Com informações do Estadão Conteúdo