Mortes prováveis por ebola chegam a 113 no Congo

  • Por Jovem Pan
  • 08/10/2018 07h01
EFE As autoridades assinalam que o total de casos está em 177, dos quais 142 estão confirmados e 35 são prováveis

O número de mortes prováveis pelo surto de ebola declarado no nordeste da República Democrática do Congo (RDC) chegou a 113, das quais 78 foram confirmadas em laboratório, segundo os últimos dados do Ministério de Saúde do país.

Em um relatório emitido no final de domingo com números vigentes até o dia 6 de outubro, as autoridades assinalam que o total de casos está em 177, dos quais 142 estão confirmados e 35 são prováveis.

O surto foi declarado no dia 1º de agosto nas províncias de Kivu do Norte e Ituri, se bem que o controle da epidemia foi prejudicado pela rejeição de algumas comunidades a receber tratamento e a insegurança na região, onde operam grupos armados.

O Conselho de Segurança da ONU pediu no último dia 3 a cessação das hostilidades no nordeste do RDC para facilitar a luta contra o surto de ebola que a região sofre.

Os 15 países do Conselho, após abordar a situação a portas fechadas, defenderam dar uma resposta rápida à doença e advertiram do risco que estenda rapidamente, incluindo a países vizinhos, e afete a estabilidade regional.

*Com informações da Agência EFE.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.