Nasa vai enviar sanitário de US$ 23 milhões para estação espacial

Objetivo é que os tripulantes testem o item por alguns meses e, se a operação for bem-sucedida, o banheiro estará aberto para ser a escolha das próximas missões

  • Por Jovem Pan
  • 02/10/2020 21h44 - Atualizado em 02/10/2020 21h49
Reprodução/YouTube/Nasa Sanitário é mais adequado à anatomia feminina

A Agência Aeroespacial dos Estados Unidos (Nasa) vai enviar um sanitário que acomoda melhor as astronautas mulheres para a Estação Espacial Internacional, segundo publicação da Associated Press. O objeto, que está embalado dentro de um navio de carga, deveria ter decolado na noite desta quinta-feira, 1º, de uma ilha da Vírginia (EUA), mas o lançamento foi abortado faltando apenas dois minutos para a contagem regressiva. Outra tentativa de lançamento está prevista para esta sexta-feira, 2, à noite, se os engenheiros consertarem os problemas que causaram o atraso.

Com apenas 45 kg e 71 centímetros de altura, o item é quase a metade do tamanho dos dois banheiros russos que já estão instalados na Estação Espacial. O sanitário, feito de titânio, custa US$ 23 milhões. Neste primeiro momento, de acordo com a Associated Press, o objetivo é que os tripulantes da Estação testem o sanitário por alguns meses e, se a operação for bem-sucedida, o banheiro estará aberto para ser a escolha das próximas missões. O item já foi escolhido para as cápsulas Orion, que levarão os astronautas à lua dentro de alguns anos. Os antigos banheiros enviados acomodam melhor os homens. Para adequar à anatomia feminina, a Nasa inclinou o assento do novo vaso sanitário e o tornou mais alto. O sanitário será colocado ao lado do que já existe no lado americano da Estação Espacial.

* Com informações do Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.