OMS solicita aumento de 40% na produção de máscaras cirúrgicas

  • Por Jovem Pan
  • 04/03/2020 08h56 - Atualizado em 04/03/2020 08h58
Fernando Frazão/Agência Brasil Para a OMS, a faltas de estoque causada por histeria e compras em massa deixaram os trabalhadores da área de saúde mal preparados

A Organização Mundial da Saúde (OMS) solicitou na terça-feira (3) aumento de 40% na produção de máscaras cirúrgicas e de outros equipamentos de proteção de funcionários do setor de saúde. Para o órgão, faltas de estoques foram causadas por histeria e estocagens em massa.

De acordo com estimativa do órgão, cerca de 89 milhões de máscaras cirúrgicas serão necessárias mensalmente para médicos, enfermeiros e outros trabalhadores da linha de frente já que o surto de coronavírus tem aumentado tal demanda mundialmente.

Para a OMS, a faltas de estoque causada por histeria e compras e estocagens em massa deixaram os trabalhadores da área de saúde mal preparados para cuidar de pacientes. Segundo ela, o preço de máscaras cirúrgicas aumentou em seis vezes desde o início do surto.

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde, Tedros Adhanom Ghebreyesus, declarou que sem cadeias de suprimento seguras, o risco enfrentado por trabalhadores da área de saúde em todo o mundo é real.

Ghebreyesus declarou na segunda-feira (2) que o surto de Covid-19 poderia ser contido, mas a situação pode mudar com a escassez de equipamentos. Para ele, sem a proteção dos trabalhadores da área médica não é será possível frear o novo vírus.

*Com informações da Agência Brasil.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.