Político escocês renuncia após vazamento de conversas com menor de idade

  • Por Jovem Pan
  • 06/02/2020 12h01 - Atualizado em 06/02/2020 12h03
Reprodução Derek Mackay era secretário de Finanças da Escócia

Derek Mackay, secretário de Finanças da Escócia, renunciou ao cargo nesta quinta-feira após o vazamento conversas com um adolescente de 16 anos nas redes sociais. Segundo revelou o jornal “The Scottish Sun”, Mackay manteve contato com o jovem por seis meses. Em uma das mensagens, o secretário afirmou que o adolescente era “fofo”.

O político, que tem 42 anos a apresentaria nesta mesma data o projeto de lei do orçamento do país, admitiu ter se comportado “estupidamente”, pediu desculpas ao adolescente e à sua família.

“Assumo toda a responsabilidade pelas minhas ações. Eu agi estupidamente e lamento muito. Peço desculpas ao indivíduo envolvido e à sua família. Ontem à noite, falei com a primeira-ministra (Nicola Sturgeon) e apresentei a minha renúncia com efeito imediato”, disse.

A primeira-ministra confirmou a demissão, e apesar de elogiar a contribuição do político com o governo, ressaltou que seu comportamento “não correspondeu aos padrões exigidos”. Kate Forbes, secretária de Finanças Públicas, será a encarregada de apresentar o orçamento ao Parlamento escocês.

Ainda de acordo com o jornal, Mackay fez amizade com o adolescente e enviou cerca de 270 mensagens. Em algumas delas, publicadas pelo jornal, ele teria convidado o jovem para um jogo de rúgbi e um jantar, e o adolescente respondeu que tinha apenas 16 anos.

* Com EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.