Por medo de atentado, presidenta da Bolívia cancela viagem

A presidente interina da Bolívia, Jeanine Áñez, viajaria nesta segunda-feira (18) para sua cidade natal, Trinidad, capital da região de Beni

  • Por Jovem Pan
  • 18/11/2019 18h53 - Atualizado em 18/11/2019 20h28
EFE Senadora Jeanine Áñez assumiu a presidência da Bolívia na última terça-feira (12)

A presidenta interina da Bolívia, Jeanine Áñez, cancelou nesta segunda-feira (18) uma viagem dentro do país por temer um atentado, segundo informações do governo nacional, que, no entanto, não deu detalhes, ainda à espera do desenrolar das operações contra um suposto grupo criminoso.

O ministro do Governo, Arturo Murillo, disse à imprensa em La Paz que foi identificada uma quadrilha que quer atentar contra Áñez.

“Tivemos que interromper sua viagem para a sua terra natal”, declarou Murillo, referindo-se à cidade de Trinidad, capital da região de Beni, que hoje comemora 177 anos de fundação.

O ministro revelou ter sido muito difícil convencer a presidente autoproclamada e disse que precisou ter colocado o cargo à disposição para caso ela insistisse em viajar. Isso porque, segundo Murillo, ela corria risco de morte e por se tratar de um tema de segurança de Estado.

Ele afirmou que as operações conjuntas realizadas nos últimos sete dias com policiais e militares permitiram a detecção de grupos que tentam ações violentas.

“São organizações criminosas com ligação com o narcotráfico e que querem fazer uma Venezuela na Bolívia. Temos entidades muito obscuras, estamos tentando seguir os passos. Daremos o máximo de detalhes quando terminarmos essas operações”, comprometeu-se.

Ainda antes do pronunciamento do ministro, Áñez havia postado no Twitter uma mensagem de parabéns para a cidade. “Eu me sinto mais beniana e boliviana do que nunca. Parabéns, Beni!”, escreveu.

*Com informações da EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.