Presidente do México nega acordo com DEA para projeto conjunto
A presidente do México, Claudia Sheinbaum, desmentiu, nesta terça-feira (19), a existência de um acordo com a agência antidrogas dos Estados Unidos (DEA) para participar de um projeto conjunto contra operadores que controlam as rotas do narcotráfico na fronteira entre os dois países. Na segunda-feira, a DEA havia informado, por meio de nota, que o México colabora no chamado ‘Proyecto Portero’ (Projeto Porteiro, em tradução livre), mas a presidente mexicana negou o anúncio. “Não há nenhum acordo com a DEA”, disse Sheinbaum em sua coletiva matutina.
Segundo o boletim divulgado no site oficial da DEA, participam deste programa “investigadores mexicanos com autoridades americanas, promotores, funcionários da defesa e membros da comunidade de inteligência”. Sheinbaum afirmou, no entanto, que só foi acertado com esta instituição um treinamento de policiais mexicanos no Texas e está por ser concluído um acordo na área de segurança com o Departamento de Estado.
“Qualquer comunicação conjunta se faz de forma conjunta. Nós não validamos algo emitido por parte de uma instituição do governo dos Estados Unidos que não tenha sido perguntado ao governo do México”, insistiu a presidente.
A presidente afirmou que a Chancelaria mexicana solicitará explicações à embaixada dos EUA sobre este anúncio e garantiu que isso não afeta a relação com os Estados Unidos. “A relação continua. Não há problema, há coordenação, colaboração (…), mas temos a obrigação de esclarecer”, afirmou.
O objetivo do ‘Proyecto Portero’, segundo o comunicado, “é desmantelar os ‘guardiões’ dos cartéis, agentes que controlam os corredores de contrabando” na fronteira comum, que são “essenciais para as operações” das quadrilhas de narcotraficantes.
“A DEA está tomando medidas decisivas para enfrentar os cartéis que estão assassinando americanos com fentanil e outros venenos”, destacou o administrador da DEA, Terrance Cole, no comunicado.
[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/640_3anos-JPNews.jpg” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]
O governo do presidente americano, Donald Trump, tem pressionado o México com ameaças tarifárias para que redobre os esforços no combate ao tráfico de drogas.
[jp-related-posts ids=”2041117,2041005″]
*Com informações da AFP
Publicado por Nátaly Tenório
Assuntos
continue lendo
Mundo
Musk doa mais de US$ 445 milhões para apoiar candidatos republicanos de Trump
Doações incluem aportes milionários em disputas pelo Senado e pela Câmara; eleições de meio de mandato estão previstas para 3 de novembro
- Papa Leão XIV fará imunoterapia por 3 anos para prevenir retorno de câncer no pulmão Estadão Conteúdo · há 2 horas
- Melania Trump anuncia cessar-fogo em cidade ucraniana ocupada pela Rússia AFP · há 2 horas
- Ataque a tiros deixa um morto e quatro feridos em Paris Estadão Conteúdo · há 6 horas
- Israel mata dois suspeitos de ataque na Cisjordânia e anuncia cerco militar Jovem Pan · há 6 horas