Primeiro réu é declarado culpado por ataque ao Capitólio dos EUA

Guy Refitt, de 49 anos, foi condenado em todas as cinco acusações e pode pegar até 20 anos de prisão

  • Por Jovem Pan
  • 08/03/2022 20h27
EFE/EPA/JIM LO SCALZO pessoa levantndo bandeira dos eua Manifestantes pró-Trump invadiram o Capitólio em janeiro de 2021

A Justiça de Washington considerou nesta terça-feira, 8, um homem culpado de todas as acusações no primeiro julgamento criminal decorrente da invasão do Capitólio por apoiadores do ex-presidente Donald Trump, em 6 de janeiro de 2021. Guy Refitt, de 49 anos, foi condenado por levar uma arma para Washington, interferir contra a polícia e impedir um procedimento oficial: a certificação do Congresso da vitória do democrata Joe Biden nas eleições presidenciais de novembro de 2020. Reffitt, membro do grupo de direita Texas Three Percenters, também foi condenado por obstrução por ameaçar seus filhos adolescentes caso eles falassem com a polícia sobre seu envolvimento no ataque ao Capitólio.

Apesar do aviso do pai, o filho, então com 18 anos, foi ao FBI e prestou um depoimento emocionado no tribunal. Refitt foi a primeira pessoa julgada por acusações decorrentes do ataque ao Congresso. O júri de 12 pessoas deliberou por apenas algumas horas antes de considerá-lo em todas as cinco acusações. “Guy Reffitt acendeu o pavio para o primeiro grupo de manifestantes a entrar no Capitólio”, disse a promotora Risa Berkower em suas alegações finais. “Uma multidão precisa de líder, esse réu era um líder naquele dia”. Mais de 750 pessoas foram presas pela invasão Capitólio. Quase 220 se declararam culpadas, mas Reffitt se declarou inocente. Ele pode pegar até 20 anos de prisão.

*Com informações da AFP

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.