Rússia tem superioridade aérea total sobre Ucrânia, diz agente de Inteligência

‘Os russos vão tentar acumular uma força esmagadora sobre a capital ucraniana nas próximas horas’, afirmou um funcionário ocidental de inteligência

  • Por Jovem Pan
  • 24/02/2022 17h23 - Atualizado em 24/02/2022 17h24
DANIEL LEAL / AFP Ataque Ucrânia Governo de Kiev não possui mais recursos contra as ofensivas

Um funcionário ocidental de inteligência informou que a Rússia tem total superioridade aérea e que o governo de Kiev não possui mais recursos contra as ofensivas. “A força aérea ucraniana não funciona mais”, afirmou o especialista, acrescentando que a Rússia tentará acumular uma força esmagadora sobre a capital ucraniana nas próximas horas, considerando o ritmo em que tropas se movem. “Penso que muito vai depender da resistência que os ucranianos possam ter, mas acho que os russos vão tentar, nas próximas horas, aplicar uma força esmagadora sobre a capital”, Kiev, afirmou o funcionário.

Desde a manhã desta quinta-feira, a Rússia tem invadido o território ucraniano e já conseguiu se apossar de áreas importantes, como a usina nuclear de Chernobyl. A ação, aprovada por Vladimir Putin, começou por Donetsk e Lugansk, duas regiões separatistas que foram reconhecidas como independentes pelo presidente russo nesta semana. Em resposta às ações de Putin, os líderes dos 27 países da UE realizaram uma cúpula de emergência para discutir a situação e definir um duro pacote de sanções que, segundo o chefe da diplomacia europeia, poderão submeter a Rússia a “um isolamento sem precedentes”.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.