‘Sem negociações não conseguiremos dar fim à guerra’, diz Zelensky

Presidente ucraniano se diz pronto para conversar diretamente com Vladimir Putin

  • Por Jovem Pan
  • 20/03/2022 20h15
Divulgação Volodymyr Zelensky Zelensky tem se destacado como líder da Ucrânia desde o início da invasão russa ao país

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, reiterou que está pronto para negociar com seu homólogo da Rússia, Vladimir Putin, enfatizando que sem negociações não será possível acabar com a guerra, em entrevista transmitida neste domingo (20) pelo canal de televisão dos Estados Unidos CNN. “Estou pronto para negociar com ele. Estou pronto há dois anos [quando assumiu o cargo] e acredito que sem negociações não conseguiremos dar fim à guerra”, disse ele. Zelensky defendeu as várias rodadas de negociações já realizadas entre Kiev e Moscou desde o início da invasão russa da Ucrânia em 24 de fevereiro. Foram de “muito valor”, afirmou. “Se houver apenas 1% de chance de parar esta guerra, devemos aproveitá-la”, enfatizou.

Diante da ofensiva russa para “exterminar” a população local, “devemos usar todos os formatos, todas as possibilidades de negociação, todas as possibilidades de falar com Putin”, declarou o presidente ucraniano. “Se essas tentativas falharem, isso significaria que se trata de uma terceira guerra mundial”, disse Zelensky, cujo governo estimou as baixas de tropas russas em mais de 14 mil.

A Turquia, que está intensificando os esforços de mediação entre as duas partes, indicou neste domingo que a Rússia e a Ucrânia haviam feito progressos em suas negociações. O presidente ucraniano foi desafiador ao comentar sobre as regiões de Donetsk e Luhansk, que tiveram a independência reconhecida por Moscou: “Não se pode simplesmente exigir que a Ucrânia reconheça alguns territórios como repúblicas independentes. Temos que conceber um modelo em que a Ucrânia não perca sua soberania, sua integridade territorial”, afirmou.

*Com informações da AFP

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.