Trump anuncia intenção de ter segundo encontro com Putin

  • Por Agência EFE
  • 19/07/2018 15h00
EFE/ Mauri Ratilainen "Estou desejando um segundo encontro de maneira que possamos começar a implementar algumas das muitas coisas discutidas", afirmou Trump

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quinta-feira (19) sua intenção de realizar uma “segunda” reunião com o chefe de Estado da Rússia, Vladimir Putin, após o “grande sucesso” de seu encontro de segunda-feira em Helsinque, na Finlândia.

“A cúpula com a Rússia foi um grande sucesso, exceto para o verdadeiro inimigo do povo, os ‘Veículos de Notícias Falsas’ (“Fake News”, a expressão utilizada por Trump para qualificar os meios de comunicação que não fazem uma cobertura favorável de seu mandato)”, escreveu Trump no Twitter.

“Estou desejando um segundo encontro de maneira que possamos começar a implementar algumas das muitas coisas discutidas”, acrescentou o presidente americano, sem oferecer detalhes sobre uma possível data e o local do mesmo.

Entre os temas discutidos, Trump citou a luta contra o terrorismo, a segurança em Israel, a proliferação nuclear, a Ucrânia, os ciberataques e a Coreia do Norte, entre outros.

“Há muitas respostas para esses problemas, algumas fáceis e outras difíceis, mas TODOS podem ser solucionados”, acrescentou o magnata.

Em seu encontro com Putin em Helsinque, Trump suscitou polêmica ao desautorizar os relatórios da Inteligência americana sobre a interferência de Moscou nas eleições presidenciais de 2016.

Não obstante, o presidente, que recebeu uma enxurrada de críticas em seu país, minimizou suas declarações um dia depois ao assegurar que tinha se expressado mal e que acreditava que a Rússia tinha interferido como indicou a Inteligência americana, a quem manifestou total confiança.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.