Após reunião na ONU, Trump diz que Bolsonaro ‘é um bom homem’

O líder americano, no entanto, não afirmou que se encontrará com o presidente brasileiro durante a Assembleia-Geral da ONU

  • Por Jovem Pan
  • 23/09/2019 14h39 - Atualizado em 23/09/2019 14h42
Alan Santos/PR

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou na manhã desta segunda-feira (23) que o presidente Jair Bolsonaro “é um bom homem”, mas não confirmou se irá se encontrar com o brasileiro.

O líder americano fez a observação ao deixar reunião dentro da Organização das Nações Unidas (ONU) e ser questionado por jornalistas brasileiras se iria se encontrar com Bolsonaro em Nova York. O presidente do Brasil desembarca na tarde desta segunda na cidade, onde fará a abertura da Assembleia Geral da ONU na terça (24).

Bolsonaro tem sido alvo de críticas da comunidade internacional, especialmente de europeus, sobre a política ambiental que tem adotado e o aumento das queimadas na Amazônia. Trump tem sido o maior fiador do brasileiro no cenário internacional, diante dos expressos sinais do Planalto e do Itamaraty de que o governo quer inaugurar uma “nova era” nas relações entre Brasil e Estados Unidos.

Trump já retirou os EUA do acordo climático de Paris e sugeriu que o aquecimento global é uma invenção dos chineses. O discurso do governo brasileiro, portanto, de que há um “alarmismo” sobre a questão ambiental para fins políticos encontra respaldo dentro da Casa Branca.

Bolsonaro chegou a dizer que teria um jantar com Trump em Nova York. Até o momento, o compromisso não consta em sua agenda oficial e não é confirmado pelo Itamaraty. O presidente do Brasil tem uma agenda limitada na cidade, em razão da sua recuperação após a cirurgia que realizou recentemente.

*Com informações do Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.