Trump e líder da Ucrânia negam qualquer irregularidade em telefonema

Durante encontro com o presidente Volodymyr Zelenski, o líder americano disse aos jornalistas que ele havia pedido o combate da corrupção de maneira geral

  • Por Jovem Pan
  • 25/09/2019 16h21
EFE/EPA/MICHAEL REYNOLDS

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a negar nesta quarta-feira (25) qualquer irregularidade no telefonema que teve com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenski.

Durante reunião em Nova York com o próprio Zelenski, Trump afirmou a jornalistas que havia dito apenas que o país europeu combatesse a corrupção em geral, sem especificamente ter como alvo Joe Biden, ex-vice-presidente e possível candidato à eleição de 2020.

O próprio Zelenski também foi questionado por jornalistas sobre o tema. “Não liguei para ninguém nem pressionei” para que Biden fosse investigado, garantiu, ressaltando que as instituições são independentes na Ucrânia e o presidente nem teria poder para fazer esse tipo de demanda.

Apesar de negar irregularidades em sua conduta durante a ligação, Trump disse durante suas declarações que o filho de Biden, Hunter Biden, teria saído da Ucrânia com milhões de dólares “e isso não é nada”, tendo tido comportamento similar na China. “Eles sai com milhões da Ucrânia e isso não é nada”, criticou o presidente.

Nesta quarta, a Casa Branca divulgou a transcrição da conversa entre Trump e Zelenski. O americano disse que os EUA têm ajudado a Ucrânia, mas outras nações poderiam fazer mais, como as da União Europeia. “O país é estrategicamente importante”, comentou. Zelenski, por sua vez, disse que deseja o apoio de todos e que sua prioridade agora é garantir a paz e retomar o controle da Crimeia, atualmente com a Rússia. “Vocês têm feito progresso com a Rússia, mantenha isso”, disse Trump.

Nesta terça (24), a presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, abriu formalmente um processo de impeachment contra Trump, devido ao presidente supostamente pressionar outro líder estrangeiro a conduzir uma investigação que poderia beneficiá-lo politicamente.

*Com informações do Estadão Conteúdo 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.