Trump renova pedido de demissão de diretora do Fed em tribunal de apelação dos EUA
O governo Donald Trump renovou neste domingo (14), um pedido de emergência para que um tribunal de apelações dos Estados Unidos permita a demissão da diretora do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) Lisa Cook. Em documento apresentado ao tribunal no sábado (13), os advogados de Cook solicitaram que o tribunal recusasse a tentativa de Trump, a poucos dias da decisão de política monetária do Fed, que ocorre na próxima quarta-feira.
Segundo a defesa da diretora, que tenta permanecer no cargo, a administração Trump não teria mostrado causas suficientes para demiti-la, e haveria riscos para a economia e o país caso o presidente seja autorizado a remover um dirigente do BC norte-americano.
[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/640_3anos-JPNews.jpg” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]
Em sua resposta, apresentada neste domingo ao Tribunal de Apelações dos EUA para o Distrito de Columbia, o governo do republicano afirma que a argumentação dos advogados de Cook não tem fundamentação legal. A ofensiva de Trump contra a diretora do Fed, baseada em acusações de fraude hipotecária, reacendeu a discussão sobre a independência da autoridade monetária dos EUA, constantemente pressionada pelo governo para cortar os juros.
*Com informações do Estadão Conteúdo e agências internacionais
Publicado por Carol Santos
[jp-related-posts ids=”2055596,2054590″]
Assuntos
continue lendo
Política
Quais vão ser os desafios do quarto mandato de Lula?
A poucos dias de completar 81 anos, o ex-sindicalista obteve no segundo turno 51,7% dos votos, contra 48,2%
- Zelensky parabeniza Lula e agradece ‘apoio inabalável’ do Brasil à Ucrânia Jovem Pan · há 43 minutos
- María Corina Machado retorna à Venezuela após quase um ano no exílio Jovem Pan · há 2 horas
- Mais de 100 mil protestam em Paris contra aumento do custo de vida Estadão Conteúdo · há 2 dias
- Milei chama Lula de ‘ladrão e mentiroso’ após críticas à Argentina Estadão Conteúdo · há 2 dias