Tsunami deixa mais de 200 mortos e 800 feridos na Indonésia

  • Por Jovem Pan
  • 23/12/2018 09h00 - Atualizado em 23/12/2018 09h04
EFE Ondas gigantes deixaram centenas de pessoas desabrigadas no país

Um tsunami que atingiu a Indonésia na noite de sábado (22) deixou pelo menos 222 pessoas mortas e mais de 843 feridos, segundo o governo local. A onda gigante foi registrada em praias do Estreito de Sunda e uma das causas possíveis é a erupção do vulcão Anak Krakatoa somada à maré alta causada pela lua cheia. Ainda há 30 pessoas desaparecidas.

O local atingido fica entre as ilhas indonésias de Sumatra e Java. “O mais certo é que o número de vítimas aumente, se for levado em conta que [ainda] não nos chegou informação de todas as áreas afetadas”, afirmou em comunicado o porta-voz da Agência Nacional de Gestão de Desastres, Sutopo Purwo Nugroho, logo após o fenômeno natural.

O tsunami afetou especialmente o distrito de Pandenglang, onde houve a maior concentração de mortes e pessoas feridas. Houve ainda danos graves em casas, hotéis e em infraestruturas em geral. Outras regiões, como Lampung do Sul e Serang – onde há pelo desaparecidos registrados pelas autoridades – também sentiram o efeito da onda.

Centenas de pessoas ficaram desabrigadas após tsunami (EFE)

Causas

Sutopo Purwo Nugroho indicou que ainda é preciso apurar a causa do tsunami, mas já assinalou que o mais provável é que tenha havido um “desprendimento de terra submarino” causado pela erupção do vulcão, com um fator agravante, que é a ressaca marítima gerada pelo ciclo lunar. Essa combinação pode ter criado grandes movimentações de água.

As primeiras informações são de que duas grandes ondas chegaram à orla por volta das 21h30 no horário local (12h30 em Brasília). A Indonésia é um país que observa esses desastres naturais com certa frequência, já que fica em área de colisão de placas tectônicas. Em setembro deste ano, 2 mil pessoas morreram em um terremoto na ilha de Sulawesi.

*Com informações da EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.