Urso polar tem símbolo da União Soviética pichado no pelo na Rússia

  • Por Jovem Pan
  • 04/12/2019 15h59 - Atualizado em 04/12/2019 16h21
Sergei Kravy/Facebook urso-polar Uma investigação está em andamento para localizar onde exatamente na região ártica da Rússia o vídeo do urso foi feito

Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra um urso polar com o pelo pintado em spray com o símbolo T-34, o nome de um tanque antigo da União Soviética. A publicação foi feita no Facebook por Sergei Kravy, um funcionário da ONG WWF que mora em uma região remota da Rússia.

Nos comentários, ele disse que recebeu o vídeo por WhatsApp de minorias indígenas de Chukotka, no extremo leste da Rússia, e afirmou que cientistas que monitoram a vida selvagem na região não teriam motivo para pintar o urso de tal maneira. “Se a pichação estiver de fato fazendo referência a uma sigla militar pode ser algum tipo de desrespeito perverso pela história.”

Uma investigação está em andamento para localizar onde exatamente na região ártica da Rússia o vídeo do urso foi feito e por quem.

O pesquisador sênior da Academia Russa de Ciências, Anatoly Kochnev, disse à agência de notícias estatal russa RIA Novosti que a pintura pode dificultar a camuflagem do urso polar e, consequentemente, sua capacidade de caçar e se alimentar. Por conta da crise climática, atualmente os ursos precisam andar longas distâncias no país para encontrar comida.

Em agosto, a filial russa da WWF divulgou um relatório alertando que os moradores da vila costeira de Ryrkaipiy, em Chukotka, encontraram ursos polares perto de assentamentos.

  • Tags:

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.