Urso polar tem símbolo da União Soviética pichado no pelo na Rússia
Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra um urso polar com o pelo pintado em spray com o símbolo T-34, o nome de um tanque antigo da União Soviética. A publicação foi feita no Facebook por Sergei Kravy, um funcionário da ONG WWF que mora em uma região remota da Rússia.
Nos comentários, ele disse que recebeu o vídeo por WhatsApp de minorias indígenas de Chukotka, no extremo leste da Rússia, e afirmou que cientistas que monitoram a vida selvagem na região não teriam motivo para pintar o urso de tal maneira. “Se a pichação estiver de fato fazendo referência a uma sigla militar pode ser algum tipo de desrespeito perverso pela história.”
Uma investigação está em andamento para localizar onde exatamente na região ártica da Rússia o vídeo do urso foi feito e por quem.
O pesquisador sênior da Academia Russa de Ciências, Anatoly Kochnev, disse à agência de notícias estatal russa RIA Novosti que a pintura pode dificultar a camuflagem do urso polar e, consequentemente, sua capacidade de caçar e se alimentar. Por conta da crise climática, atualmente os ursos precisam andar longas distâncias no país para encontrar comida.
Em agosto, a filial russa da WWF divulgou um relatório alertando que os moradores da vila costeira de Ryrkaipiy, em Chukotka, encontraram ursos polares perto de assentamentos.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.