Presidente da Petrobras afirma que não pensa em deixar o cargo: ‘Não há crise’
O presidente da Petrobras, o general da reserva Joaquim Silva e Luna, em entrevista ao Jornal da Manhã, afirmou que não pensa em deixar a companhia neste momento, que ele chamou de “batalha sobre preço de combustíveis“. Ele disse que não admite a possibilidade de “abandonar a tropa”, mesmo sob muitas cobranças e críticas de dentro e fora do governo por conta da alta de cerca de 25% no diesel e 19% na gasolina na semana passada. O general da reserva ainda usou uma espécie de metáfora militar para explicar o pensamento dele em meio na ‘batalha de preços’. “Sou o soldado, o campo de batalha é minha zona de conforto, não fujo do campo de batalha abandonando a minha tropa. Um homem tem que fazer o que um homem tem que fazer”, disse Silva e Luna. E acrescentou: “Não há crise!”.
Silva e Luna assumiu o comando da Petrobras no ano passado, depois do então presidente, Roberto Castelo Branco, se desgastar com o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), justamente por conta da política de preços da companhia. Atualmente, o assunto voltou a ser discutido depois dos forte aumentos promovidos na semana passada por conta da guerra entre a Rússia e a Ucrânia. “A empresa está sensível às dificuldades da população. A sociedade está machucada por duas guerras. Primeiro, a Covid-19, e essa de agora. O aumento era uma questão de necessidade, porque senão poderia haver risco de desabastecimento a partir de abril”, afirmou o general.
A Petrobras atende mais de 70% do mercado nacional de derivados. O restante é abastecido por empresas privadas. Algumas distribuidoras alertaram, antes do aumento promovido pela Petrobras na semana passada, que poderiam não conseguir atender toda a demanda de clientes, empresas e revendedoras, por conta da chamada defasagem de preços. Isso desestimulava a importação de derivados de petróleo. Os aumentos desagradaram integrantes do governo e da oposição. O próprio presidente da República, Jair Bolsonaro, lamentou que a empresa tenha ajustado os preços de diesel e gasolina antes de serem aprovados projeto de lei no Congresso Nacional que podem amenizar as cotações dos derivados e, no final de semana, chegou a dizer que os lucros da Petrobras são muito elevados. Em meio a essa batalha de preços e críticas, o presidente do Flamengo e ex-funcionário da Petrobras e da BR, Rodolfo Landim, foi indicado para o cargo de presidente do Conselho de Administração. Essa indicação já foi feita e a nova composição do Conselho de Administração da Petrobras será divulgada no próximo mês de abril.
*Com informações do repórter Rodrigo Viga
Assuntos
continue lendo
Mundo
Argentina amplia denúncias de atividades petrolíferas ilegais próximo das Malvinas
Javier Milei indicou que Buenos Aires continuará 'utilizando todos os meios à sua disposição para punir e impedir' tais empresas
- Medalista olímpica, Leila do Vôlei tenta reeleição ao Senado pelo DF Júlia Lara · há 2 semanas
- Renan Santos formaliza pedidos de impeachment contra Moraes e Toffoli, do STF Marcelo Bamonte · há 2 semanas
- Alexandre Kalil, o ex-presidente do Atlético-MG, que foi prefeito de BH e agora quer o governo de MG Sarah Américo · há 2 semanas
- Vorcaro perguntou se devia ‘estar fora’ para Moraes dois dias antes de ser preso Fernando Keller · há 2 semanas