Não vejo razões técnicas para recriar Ministério da Segurança Pública, diz Dallagnol
O procurador da República, Deltan Dallagnol, disse não ver “razão técnica” para divisão do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Em entrevista ao Jornal da Manhã, o coordenador da Força-Tarefa da Lava Jato disse que essa decisão tem que ser “embasada em políticas públicas que tenham base em evidências”.
Para o procurador, o que deve ser analisado é se a ação vai aumentar ou diminuir o gasto publico e se no último ano aumentou ou não a atuação do sistema de Justiça. “Pelo o que eu vi houve uma melhora nos índices de criminalidade do último ano. Se houve eficiência com a união das pastas e economia de recursos, não vejo razão técnica para esse desmembramento”, afirma.
Ainda de acordo com Dallagnol, o que o preocupa são as pessoas se concentrarem em “questões laterais do sistema quando existem questões centrais a serem resolvidas”.
“O nosso sistema produz impunidade como regra em relação aos poderosos. Existem questões que todo mundo sabe [que devem ser debatidas]: diminuição de recursos, execução da pena em segunda instância, celeridade da Justiça. A gente precisa discutir as bases centrais do sistema em vez de ficar discutindo bases auxiliares.”
continue lendo
Notícias
Lula derrota família Bolsonaro pela segunda vez
Com vantagem no 1º turno, Flávio Bolsonaro recebeu 48%
- Quem é Celina Leão, amiga de Michelle Bolsonaro que foi reeleita governadora do DF Jovem Pan · há 1 dia
- Datafolha: Flávio Bolsonaro é rejeitado por 46%; Lula, por 45% Jovem Pan · há 4 dias
- ‘Bondades’ anunciadas por Lula em 2026 somam até R$ 178,1 bilhões ao ano Jovem Pan · há 2 semanas
- Trump diz que Groenlândia tem maior reserva de petróleo do mundo e que ela será explorada Estadão Conteúdo · há 2 semanas