Nave Soyuz decola com primeira cosmonauta russa do século XXI
Moscou, 25 set (EFE).- A nave Soyuz TMA-14M foi lançada nesta quinta-feira com destino à Estação Espacial Internacional (ISS, sigla em inglês) com Yelena Serova – a primeira cosmonauta russa do século XXI – a bordo.
A nave russa decolou da rampa de lançamento Yuri Gagarin na Base de Baikonur, no Cazaquistão, no horário previsto (17h25 de Brasília) e se acoplará automaticamente à plataforma orbital dentro de seis horas (23h25 de Brasília).
Além de Serova, de 38 anos, também viajam na Soyuz o russo Alexander Samokutiayev e o americano Barry Wilmore, astronauta da Nasa.
A missão dos três integrantes da expedição número 41 da história da ISS se prolongará por 168 dias, ou seja, até 12 de março de 2015.
Yelena e os outros dois integrantes se juntarão ao russo Maxim Surayev, ao americano Gregory Wiseman e ao alemão Alexander Gerst, da agência espacial europeia (ESA, sigla em inglês), que estão no espaço desde maio.
Yelena Serova é a primeira mulher russa a ir para o espaço desde que Yelena Kondakova o fez em 1997 a bordo da nave Atlantis.
Também será a primeira russa na ISS, cuja construção começou em 1998 para substituir à antiga estação soviética MIR.
Como engenheira de bordo, Yelena realizará até 50 experimentos científicos, mas não chegará a fazer uma caminhada espacial.
A primeira mulher da história a ir para o espaço foi a soviética Valentina Tereshkova em 1963, com quem Serova se reuniu em uma ocasião durante seu período de instrução. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.