Nepal sofreu 274 réplicas de mais de 4 graus após terremoto de 25 de abril

  • Por Agencia EFE
  • 27/05/2015 09h26

Katmandu, 27 mai (EFE).- O Nepal sofreu 274 réplicas de mais de 4 graus na escala Ritcher desde o terremoto de 25 de abril, com uma média de mais de oito tremores por dia, de acordo com o Centro Nacional de Sismologia do país.

O sismólogo chefe desse instituto, Lok Bijay Adhikari, indicou à Agência Efe que não se pode precisar a quantidade e nem a intensidade das réplicas que ocorrerão no futuro, mas que estas continuarão durante anos e que sua frequência e efeitos irão diminuindo paulatinamente com a passagem do tempo.

“Reportamos já mais de 20 mil, réplicas abaixo de 4 graus na escala Richter”, indicou Adhikari, ao mencionar os movimentos telúricos menores.

Adhikari acrescentou que como o Nepal se encontra em uma zona altamente sísmica, as possibilidades de que sofra este tipo de episódios são superiores às de outros países.

O terremoto de 25 de abril, cujo epicentro se situou em Gorkha (norte-centro do país), teve réplicas particularmente nos distritos de Dolakha e Sindhupalchok (noroeste).

De acordo com o Ministério do Interior, 8.676 pessoas morreram e 21.952 ficaram feridas como consequência do terremoto.

Além disso, mais de 500 mil casas foram danificadas ou destruídas no pior terremoto da história recente do país e o mais devastador na região desde o que ocorreuu em 2005 na Caxemira e que acabou com a vida de 84 mil pessoas. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.