Netanyahu se mostra disposto a falar sobre o Irã no Congresso dos EUA

  • Por Agencia EFE
  • 21/01/2015 18h08

Jerusalém, 21 jan (EFE).- O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, está disposto a viajar aos Estados Unidos para expor perante o Congresso desse país suas posições e avaliações sobre as negociações nucleares com o Irã.

Fontes próximas ao primeiro-ministro confirmaram ao site do jornal “Yedioth Ahronoth” que houve um convite do presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, o republicano John Boehner, e que Netanyahu tinha intenção de aceitá-lo.

As fontes, que falaram sob condição de anonimato, também rejeitaram as críticas de alguns círculos políticos e midiáticos locais sobre a possibilidade de o convite se tratar de uma ajuda ao primeiro-ministro em vista das eleições antecipadas em Israel, marcadas para 17 de março.

Os americanos “querem conhecer a postura de Israel” sobre um possível acordo com o Irã em matéria nuclear, se justificaram as fontes, para as quais a data escolhida, 11 de fevereiro, nada tem a ver com as eleições israelenses, mas com os avanços nas negociações do grupo 5+1 com Teerã.

O prazo das negociações terminará em julho, o que despertou as críticas em Israel por haver tempo suficiente para que Netanyahu falasse no Congresso.

Caso se confirme, esta será o terceiro comparecimento de Netanyahu perante o Congresso dos Estados Unidos, depois dos de 1996 e 2011. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.