Novo presidente da Polônia será conhecido no 2º turno, indica boca de urna

  • Por Agencia EFE
  • 14/05/2015 16h03

Varsóvia, 10 mai (EFE).- O candidato da oposição Andrezj Duda enfrentará o atual presidente da Polônia, Bronislaw Komorowski, no segundo turno das eleições do país, conforme pesquisa boca de urna divulgada neste domingo após a realização do primeiro turno.

As projeções indicam que nenhum dos candidatos teria superado 50% dos votos, provocando dessa forma a nova votação, prevista para ocorrer no dia 24 de maio.

Segundo a pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos para a emissora “TVN24” e outros veículos locais, Duda, do Partido Lei e Justiça (PiS) teria vencido o primeiro turno das eleições com 34,8% dos votos, enquanto o atual presidente e candidato da Plataforma Cidadã (PO) teria alcançado 32,2%.

Todos os levantamentos realizados antes do pleito davam a vitória a Komorowski, de 62 anos, que ocupa a presidência da Polônia desde 2010, após a morte do ex-presidente Lech Kaczynski em um acidente aéreo em Smolensk, na Rússia.

As simulações de segundo turno também indicam a reeleição do atual líder polonês.

Os resultados oficiais do primeiro turno devem demorar uma semana para serem divulgados, já que as cédulas serão contadas manualmente. EFE

nt/lvl

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.