Número de paulistanos que usam veículo todo dia chega a 38%

  • Por Jovem Pan
  • 19/09/2014 11h49

Apesar do estreitamento das faixas e da piora do trânsito na cidade, mais da metade dos paulistanos já tem carro em casa. Em pesquisa Ibope, encomendada pela Rede Nossa São Paulo, o número de paulistanos que usam o veículo todo dia subiu de 27% para 38%.

Mas o tempo gasto no trânsito foi para 2h53min, em média, maior do que o de quem vai de ônibus, de 2h46min. O prefeito Fernando Haddad disse que a maior mudança foi sentida por quem usa coletivos, já que faixas exclusivas são aprovadas por 90% dos paulistanos.

*Ouça os detalhes no áudio

Além das faixas de ônibus, 88% dos entrevistados aprovam as ciclovias na cidade, mas apenas 26% afirmam usar bicicletas em São Paulo. Para o secretário municipal de transportes, Jilmar Tatto, a pesquisa consolidou uma percepção que ele tem quando circula pela cidade.

No levantamento, 64% dos entrevistados afirmaram que os governos devem dar mais atenção ao problema, com mais corredores e linhas de metrô. O secretário estadual de Transportes, Jurandir Fernandes, minimizou queixas de que faltam trens em áreas mais afastadas e pede maior integração com ônibus.

Mais da metade dos entrevistados aponta ainda que as faixas de pedestres estão sendo menos respeitadas. Outra conclusão foi que 71% das pessoas afirmam que deixariam de usar carro caso houvesse uma boa alternativa de transporte.

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.