Obama destaca comércio e educação como essenciais para relação com A.Latina

  • Por Agencia EFE
  • 29/01/2014 05h57

Washington, 28 jan (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, destacou nesta terça-feira o comércio e os intercâmbios educativos como cruciais nas relações de seu país com a América Latina, em uma breve menção ao continente durante seu discurso do Estado da União.

“No continente americano, estamos construindo novas vias de comércio. Por sua vez, ampliamos os intercâmbios culturais e educativos entre os jovens”, disse Obama em seu tradicional discurso anual no Congresso americano.

Com essa breve frase, a única em que fez referência à América Latina e ao Caribe em todo o discurso, Obama evidenciou o interesse dos EUA no aumento das relações comerciais com a região, conforme demonstrou no ano passado ao se transformar em observador da Aliança do Pacífico, formada por Chile, Colômbia, México e Peru.

O governo Obama também está interessado em promover a iniciativa “100 mil Unidos pelas Américas”, inaugurada neste mês e que busca levar esse número de estudantes americanos para estudar em países da América Latina e do Caribe e que a região envie a mesma proporção de universitários para os EUA.

Em seu discurso, Obama quis também deixar claro seu interesse na região da Ásia-Pacífico, onde está sendo negociado o Tratado de Associação Transpacífico (TPP, sigla em inglês), e seu compromisso com a África, concretamente na “ajuda para acabar com a extrema pobreza” e para “duplicar o acesso à energia elétrica”. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.