Obama não se reunirá com presidente do Irã durante Assembleia da ONU

  • Por Agencia EFE
  • 24/09/2015 22h01
  • BlueSky

Washington, 24 set (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, não deve reunir-se com o presidente iraniano, Hassan Rohani, quando ambos estiverem na Assembleia Geral da ONU nos próximos dias, mas se espera um encontro entre os titulares das Relações Exteriores de ambos países, informou nesta quinta-feira a Casa Blanca.

“Não temos nenhum plano para um encontro com o presidente Rohani e não esperamos que vá acontecer”, declarou o assessor adjunto de segurança nacional de Obama, Ben Rhodes, em entrevista coletiva telefônica.

A Assembleia Geral da ONU será a primeira ocasião em que ambos líderes estarão no mesmo lugar desde a assinatura, no último dia 14 de julho, de um acordo sobre o programa nuclear iraniano entre o governo de Teerã e os países do Grupo 5+1 (EUA, França, Reino Unido, Rússia, China e Alemanha).

Por outro lado, o secretário de Estado dos EUA, John Kerry, deve reunir-se na próxima semana com seu colega iraniano, Mohammed Javad Zarif, e ter outro encontro relacionado com a implementação do pacto nuclear, segundo antecipou Rhodes.

A conversa no nível dos titulares das Relações Exteriores “foi o canal de comunicação” preferido até agora pelos Estados Unidos com o Irã, país com o qual não mantém relações diplomáticas há décadas, lembrou Rhodes.

Em 2013, a presença de Obama e Rohani na Assembleia Geral da ONU gerou múltiplos rumores sobre uma possível reunião e finalmente o que houve foi uma conversa telefônica logo depois da reunião multilateral.

Durante sua visita a Nova York, entre domingo e terça-feira, Obama terá pelo menos duas reuniões bilaterais: uma com o presidente russo, Vladimir Putin, e outra com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, ambas na segunda-feira. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.