Obama receberá papa Francisco na Casa Branca em 23 de setembro

  • Por Agencia EFE
  • 26/03/2015 13h11

Washington, 26 mar (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e sua esposa, Michelle, receberão o papa Francisco na Casa Branca em 23 de setembro, durante a visita do pontífice ao país, anunciou nesta quinta-feira o porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest.

Obama espera continuar nesse encontro o “diálogo” iniciado com o papa quando ele visitou o Vaticano em março do ano passado.

Obama prevê conversar com o papa sobre os “valores e compromissos compartilhados” em uma ampla gama de temas, incluída a atenção aos marginalizados e aos pobres, a proteção das minorias religiosas e da liberdade religiosa no mundo todo, assim como a integração dos imigrantes e refugiados, antecipou a Casa Blanca.

Durante sua visita ao Vaticano em março de 2014, Obama informou ao papa das negociações secretas que tinham sido iniciadas em meados de 2013 entre as delegações dos Estados Unidos e de Cuba para uma aproximação.

O papa desempenhou um papel fundamental no processo de normalização das relações entre estes dois países, como reconheceram em dezembro Obama e o presidente cubano, Raúl Castro, quando anunciaram um acordo histórico para a restauração das relações diplomáticas bilaterais, rompidas desde 1961.

Durante sua visita aos Estados Unidos, o pontífice discursará no Congresso em uma sessão conjunta das duas câmaras programada para 24 de setembro.

Segundo o presidente da Câmara dos Representantes, o republicano John Boehner, Francisco será o primeiro pontífice a fazer um discurso no Capitólio americano.

Em sua viagem aos Estados Unidos, o papa também participará da Jornada Mundial da Família na Filadélfia, e falará em Nova York, na sede das Nações Unidas, na Assembleia Geral.

Está prevista ainda uma missa em Washington pela canonização do missionário espanhol Junípero Serra, fundador de várias missões na Califórnia. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.