Prefeitura de SP determina que ônibus circulem apenas com passageiros sentados
A partir deste sábado (6), os ônibus na cidade de São Paulo só vão poder circular com a capacidade máxima de passageiros sentados. A medida tem o objetivo de evitar lotações nos transportes públicos, após a gestão municipal autorizar a reabertura de concessionárias e escritórios.
A Prefeitura também já colocou mais 2 mil veículos extras para reforçar o sistema, caso seja necessário.
De acordo com o secretário municipal de Transportes, Edson Caram, os ônibus sairão vazios dos terminais para recolher as pessoas nos pontos do percurso. Se um ônibus não parar no ponto por já estar lotado, logo atrás virá outro com assentos disponíveis.
Para o especialista em mobilidade urbana, Rafael Calábria, a intenção é boa, mas pode não ser eficaz. Para ele, em tempos de pandemia da Covid-19, é mais efetivo que os órgãos públicos reduzam a necessidade de deslocamento das pessoas ou incentivem outros meios, como o uso de bicicletas.
Já para as viagens que não podem ser evitadas, o governo deve garantir uma frota suficiente sem precisar reduzir o número de viagens ou restringir os passageiros.
Até a sexta-feira, a medida funcionou como uma recomendação. Mas, a partir deste sábado, passa a ser norma na capital. O funcionamento dos trens do metrô e da CPTM segue sem alteração.
*Com informações da repórter Letícia Santini
Assuntos
continue lendo
Brasil
Mulher é esfaqueada em festa de Halloween em SP: ‘Sangue começou a espirrar’
Vítima afirmou que não levou ameaça a sério. 'Como era Halloween, eu não levei em consideração'
- Lula derrota família Bolsonaro pela segunda vez Jovem Pan · há 2 semanas
- Quem é Celina Leão, amiga de Michelle Bolsonaro que foi reeleita governadora do DF Jovem Pan · há 2 semanas
- Datafolha: Flávio Bolsonaro é rejeitado por 46%; Lula, por 45% Jovem Pan · há 2 semanas
- ‘Bondades’ anunciadas por Lula em 2026 somam até R$ 178,1 bilhões ao ano Jovem Pan · há 3 semanas