ONU afirma que um terço dos imigrantes no mundo tem menos de 30 anos

  • Por Agencia EFE
  • 14/02/2014 23h02

Nações Unidas, 14 fev (EFE).- Cerca de um terço do total de 232 milhões de imigrantes no mundo todo tem menos de 30 anos, segundo um relatório apresentado nesta sexta-feira pela ONU no qual se analisam os principais desafios dos jovens que abandonam seus países.

As estimativas das Nações Unidas apontam que até 75 milhões de jovens menores de 30 anos são imigrantes internacionais em escala global.

Deles, cerca de 35 milhões têm menos de 20 anos – um número claramente superior aos 31 milhões do ano 2000 -, enquanto outros 40 milhões têm entre 20 e 29 anos.

No total, a ONU calcula que há 232 milhões de pessoas emigradas internacionalmente, o que representa 3,2% do conjunto da população mundial.

O texto, elaborado pelo Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas, recolhe as experiências de vários jovens imigrantes a fim de identificar os desafios que enfrentam, tanto aqueles que se movimentam em canais legais como os que se transformam em imigrantes ilegais.

De forma geral, o texto assegura que habitualmente os jovens melhoram suas condições de vida quando emigram e também reforçam suas famílias graças ao dinheiro que ganham.

O fenômeno beneficia, além disso, os países que recebem os imigrantes fornecendo uma maior eficiência econômica, segundo a ONU.

No entanto, o relatório alerta para os problemas que uma saída grande de jovens pode ter para o país de origem pela perda de capital humano e pela “fuga de cérebros”, principalmente em áreas como a medicina e a educação. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.