Oposição ajuizará ADPF no Supremo contra corte de recursos em universidades federais
O corte anunciado pelo Governo Federal de 30% das verbas das universidades federais vai ser alvo de ação no Supremo Tribunal Federal.
O PSB vai ajuizar uma ADPF (Arguição de Descumprimento de Preceitos Fundamentais) pedindo a liberação dos recursos bloqueados. Outros partidos de oposição também devem assinar o documento.
O líder da oposição na Câmara, deputado Alessandro Molon (PSB), afirmou que a decisão do Governo fere a liberdade de pensamento e a autonomia universitária: “a medida anunciada pelo ministro de reduzir recursos das universidades brasileiras tem o claro objetivo de sufocar a liberdade de pensamento crítico através do fui da autonomia universitária pelas finanças”.
A princípio, segundo o ministro da Educação, Abraham Weintraub, o corte afetaria apenas três instituições: a Universidade de Brasília, a Federal da Bahia e Universidade Federal Fluminense. O chefe da pasta dizia que a medida era uma resposta a atividades que ele chamou de “balbúrdia”, “bagunça e evento ridículo”. Porém, foi anunciado posteriormente que a retirada de recursos valeria para todas as federais.
No mesmo dia, a deputada Tabata Amaral (PDT) assinou um requerimento de informação para que o ministro esclarecesse que critérios motivaram os cortes.
Para o deputado Orlando Silva (PCdoB), a decisão do ministério compromete a estrutura das universidades: “decisão improvisada”.
Nesta quarta-feira (1º), pelas redes sociais, o ministro da Educação voltou a fazer críticas a membros de Universidades Federais. Ele disse que “perguntar sobre tolerância ou pluralidade aos reitores (ditos) de esquerda faz tanto sentido quanto pedir sugestões sobre doces a diabéticos”.
*Informações do repórter Levy Guimarães
Assuntos
continue lendo
Política
Gilmar cita risco de ‘obscuridades’ de Mendonça e cobra acesso ao celular de Vorcaro
Ministro cita ofício da própria PF informando que a corporação tem condições técnicas de enviar a todos os ministros cópia idêntica àquela já entregue a Mendonça
- Medalista olímpica, Leila do Vôlei tenta reeleição ao Senado pelo DF Júlia Lara · há 2 semanas
- Renan Santos formaliza pedidos de impeachment contra Moraes e Toffoli, do STF Marcelo Bamonte · há 2 semanas
- Alexandre Kalil, o ex-presidente do Atlético-MG, que foi prefeito de BH e agora quer o governo de MG Sarah Américo · há 2 semanas
- Vorcaro perguntou se devia ‘estar fora’ para Moraes dois dias antes de ser preso Fernando Keller · há 2 semanas