Oposição síria ameaça não comparecer a Genebra 2 se Irã participar

  • Por Agencia EFE
  • 20/01/2014 09h46

Beirute, 20 jan (EFE).- A Coalizão Nacional Síria (CNFROS), principal aliança opositora, ameaçou não comparecer à cúpula de Genebra 2 se a ONU não retirar o convite ao Irã para participar da reunião.

O porta-voz da CNFROS Louay Safi disse nas últimas horas em mensagem no Twitter que “a Coalizão Síria anuncia que retirará sua presença em Genebra 2 a menos que Ban Ki-moon retire seu convite ao Irã”.

Apesar da divisão interna, o grupo da oposição decidiu no último sábado em uma votação em sua assembleia geral participar da conferência, que começará na próxima quarta-feira na cidade suíça de Montreux.

O secretário-geral da ONU anunciou nesta segunda-feira que convidou o Irã, um dos principais aliados do regime de Bashar al Assad, para participar da cúpula.

O convite estava pendente desde que os Estados Unidos e a Rússia, países que promovem o processo de Genebra, estivessem de acordo com a participação de Teerã na conferência, onde se sentarão na mesma mesa de negociações pela primeira vez representantes do regime e da oposição. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.