Papa chega Istambul e visita Mesquita Azul
Istambul, 29 nov (EFE).- O papa Francisco foi recebido neste sábado na Mesquita Azul de Istambul, de onde chegou diretamente desde o aeroporto da cidade, vindo de Ancara em seu segundo dia de visita oficial à Turquia.
Ele frecebido pelo Grande Mufti e um imã na mesquita, rodeado por de grandes medidas de segurança e com o bloqueio de ruas e do transporte público nos arredores.
As medidas de segurança eram óbvias no interior do templo, com agentes desdobrados ao redor do pontífice e do séquito que o acompanhava.
Em seguida o papa argentino foi de carro até Santa Sofia, hoje um museu, onde foi recebido pelo diretor na Porta do Imperador.
Durante a visita, ao meio-dia, podiam ser claramente ouvidos os cantos que chamavam à oração nas mesquitas próximas.
A agenda de hoje ainda inclui uma recepção para os representantes da comunidade católica de Istambul na representação pontifícia na cidade com cerca de 50 pessoas das igrejas latina, armênia, siriaca e caldéia.
Pela tarde participará da missa que será realizada na Catedral do Espírito Santo e depois o papa irá ao Patriarcado Ecumênico (a sede mais importante dos ortodoxos no mundo) e, na Igreja de São Jorge fará um discurso logo depois de Bartolomeu I; ambos rezarão pela unidade das igrejas cristãs.
Os dois se reunirão em privado no edifício do Patriarcado.
Istambul é a segunda etapa da viagem do papa à Turquia. Ele fica no país até domingo. EFE
jam/cd
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.