Papa diz que Igreja está empenhada a solucionar problemas na América Latina

  • Por EFE
  • 19/07/2015 09h05
Papa Francisco acena ao chegar para sua audiência geral na praça São Pedro, no Vaticano, nesta semana. 10/06/2015 REUTERS/Tony Gentile Reuters Papa Francisco

O papa Francisco afirmou neste domingo (19) que a Igreja Católica está “comprometida” na solução dos “graves problemas sociais e econômicos” da América Latina, continente que, por outro lado, conta com “grande potencial humano e espiritual”.

“O continente latino-americano tem grande potencial humano e espiritual, conserva valores cristãos profundamente enraizados, mas também vive graves problemas sociais e econômicos. Para contribuir para sua solução, a Igreja está comprometida em mobilizar as forças espirituais e morais de suas comunidades, colaborar com todos as partes da sociedade”, disse antes da reza do Angelus dominical.

O pontífice comentou que durante as recentes visitas a Equador, Bolívia e Paraguai pediu “para que se desenvolva a difusão da Palavra de Deus a fim de que a religiosidade dessas populações possa ser sempre testemunho fiel do Evangelho”.

De sua varanda, no Vaticano, o pontifíce se dirigiu aos milhares de turistas e peregrinos que escutavam suas palavras da Praça de São Pedro e agradeceu pelo “calor” recebido durante a viagem pela América Latina entre os dias 5 e 12 de julho.

“Agradeço a Deus com todo o coração por tudo isso e faço meu agradecimento às autoridades destes países pelo amparo e pela colaboração. Com grande afeto, dou as graças a meus irmãos bispos, aos sacerdotes, pessoas consagradas e toda a população pelo calor com o qual participaram”, disse.

E continuou: “Com estes irmãos e irmãs eis louvado ao Senhor pelas maravilhas que agiu no povo de Deus daquelas terras, pela fé que encoraja sua cultura e suas vidas e pelas belezas naturais com a qual enriqueceu esses países”.

O papa começou o discurso dando a “parabéns” aos presentes ao Ângelus, que ouviram a leitura sob o intenso calor que faz na capital italiana neste domingo.

Durante o mês de julho, o papa Francisco reduziu consideravelmente suas aparições públicas. Recentemente, o porta-voz vaticano Federico Lombardi explicou que o papa argentino está focado na preparação para a próxima viagem internacional: Cuba e Estados Unidos, entre os dias 19 e 28 de setembro.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.