Papa Francisco recebe pela primeira vez vítimas de padres pedófilos

  • Por Agência Brasil
  • 07/07/2014 08h48

O papa Francisco recebeu hoje (7), pela primeira vez no Vaticano, seis vítimas de padres pedófilos, anunciou a Santa Sé. O grupo – dois alemães, dois britânicos e dois irlandeses – foi recebido pelo papa na Casa de Santa Marta, onde Jorge Mario Bergoglio mora desde que foi escolhido em março de 2013. O encontro foi precedido por uma missa na capela.

Francisco anunciou o encontro privado no fim de maio. As associações de vítimas aguardavam a reunião e estavam surpresas por ainda não ter ocorrido. Elas avaliavam que o Vaticano não tinha feito o suficiente na luta contra a pedofilia.

O papa anunciou repetidamente “tolerância zero” e a vontade de impor “sanções muito severas”. Francisco comparou todo padre que abusa de uma criança a alguém que comete o pior sacrilégio, “uma missa negra”. Ele criou uma comissão de peritos para a proteção da infância no seio das instituições da Igreja Católica.

O escândalo, revelado nos anos 2000, atingiu dezenas de milhares de crianças, em diferentes países, da Irlanda aos Estados Unidos. Os fatos remontam às décadas de 1960 e 1970. A Igreja é acusada de ter tolerado e por vezes protegido os criminosos sem ouvir as vítimas.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.