Papa quer visitar Equador, Bolívia, Paraguai, Chile, Argentina e Uruguai

  • Por Agencia EFE
  • 19/01/2015 18h50

A bordo do avião papal, 19 jan (EFE).- O papa Francisco disse nesta segunda-feira que este ano quer fazer uma viagem para Equador, Bolívia e Paraguai, e em 2016 outra para Chile, Argentina e Uruguai.

Francisco também considerou a possibilidade de incluir o Peru nessas tours, explicou aos 80 jornalistas que viajaram com ele, entre eles a Agência Efe, no voo de volta das Filipinas.

O papa confirmou que viajará em setembro aos Estados Unidos para participar da Jornada Mundial da Família na Filadélfia e que irá também à Nova York, onde discursará na sede das Nações Unidas, e a Washington.

Francisco confirmou, como anunciou na viagem de ida para as Filipinas, que canonizará o missionário espanhol Junípero Serra em um santuário de Washington.

O papa confessou que gostaria de poder ir à Califórnia, onde Serra foi missionário, para celebrar a cerimônia de canonização, “mas há problemas de tempo e seriam necessários mais dois dias”, explicou.

A possibilidade de aproveitar a viagem aos Estados Unidos para visitar o México também foi descartada.

“Entrar nos Estados Unidos pela fronteira do México seria lindo como sinal de irmandade e de ajuda para com os imigrantes, mas ir ao México sem visitar Nossa Senhora (de Guadalupe) seria um drama. Explodiria uma guerra e não há tempo”, brincou.

Exceto a viagem aos Estados Unidos, que ainda não possui datas exatas confirmadas, o papa insistiu em dizer que todos os outros planos são provisórios.

Também este ano, informou Francisco, deve viajar para Uganda e República Centro-Africana, na primeira viagem do pontífice à África.

O papa reconheceu que esta viagem estava demorando um pouco a ser definida por causa da epidemia de ebola e diante do receio da formação de grandes aglomerações de pessoas, mas que a fará no período que for considerado mais adequado. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.