Paris trabalhará com futuro governo grego para aplicação do resgate aprovado

  • Por Agencia EFE
  • 21/08/2015 16h21

Paris, 21 ago (EFE).- A França afirmou nesta sexta-feira, em reação à renúncia do primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, que seguirá trabalhando com o governo que for eleito provavelmente em setembro, como vem fazendo nas últimas semanas, para aplicar o programa do terceiro resgate à Grécia aprovado em julho.

Um porta-voz do Ministério de Exteriores da França, perguntado pela imprensa sobre a posição da pasta com relação à renúncia de Tsipras e sobre o risco de incerteza que isso gera, se limitou a responder que o Executivo francês “toma nota” da decisão do primeiro-ministro grego.

“As autoridades francesas e gregas -acrescentou- tiveram contatos muito contínuos nas últimas semanas sobre o terceiro programa de ajuda, que deve permitir à Grécia voltar a crescer e a criar emprego”.

O porta-voz insistiu que esses contatos “vão continuar” e que a “França está determinada a trabalhar com o futuro governo grego para o início desse programa que acaba de ser aprovado pelo conjunto dos Estados da zona do euro”.

O presidente francês, François Hollande, foi um dos principais apoiadores de Tsipras perante o resto dos líderes dos países da zona do euro durante as negociações que terminaram com o acordo de 13 de julho para manter Atenas na moeda única em troca de um pacote de reformas e de medidas de austeridade. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.