Passagem de tornado no norte do México deixa mortos e mais de 200 feridos

  • Por Agência EFE
  • 25/05/2015 17h43
O plano de contingência já foi ativado pelo governador do estado de Coahuila EFE Tornado no México deixa pelo menos 11 mortos

Pelo menos 13 pessoas morreram e 230 ficaram feridas devido à passagem de um tornado na manhã desta segunda-feira em Ciudad Acuña, no estado de Coahuila, no norte do México, onde o fenômeno meteorológico causou também severos danos materiais.

O secretário do governo de Coahuila, Víctor Zamora, elevou para 13 o número de mortos, entre eles três menores, e acrescentou que uma criança que viajava de carro com sua mãe está desaparecida.

Em declarações à emissora “Milenio Televisión”, Zamora admitiu que esse número ainda pode aumentar porque continuam os trabalhos de remoção de escombros do fenômeno meteorológico, “atípico” para esta região do México e que afetou quatro colônias do sudoeste de Ciudad Acuña, que faz fronteira com os Estados Unidos.

Sobre os feridos, o secretário detalhou que 88 pessoas permanecem hospitalizadas, já que nas últimas horas cerca de 120 receberam alta.

Uma fonte da Defesa Civil de Coahuila disse à Agência Efe que o tornado chegou a Ciudad Acuña às 6h10 (8h10 de Brasília). Profissionais de primeiros socorros e soldados do exército já estão na região para apoiar os trabalhos de resgate.

O plano de contingência foi ativado pelo governador do estado de Coahuila, Rubén Moreira, que percorreu a área afetada e realizou uma reunião com seu gabinete para fazer frente à emergência.

Por sua vez, Zamora estimou em 750 os imóveis danificados, das quais 60 ou 70 estão destruídos, e em 100 veículos e ônibus atingidos, alguns deles indo parar inclusive em cima das casas.

O presidente do México, Enrique Peña Nieto, afirmou pelo Twitter que “foram disponibilizados abrigos temporários para receber as pessoas que tiveram graves danos em suas casas”.

Segundo ele, o escritório nacional de Defesa Civil trabalha em coordenação com o governo de Coahuila para apoiar as famílias afetadas pelo tornado.

Já o prefeito Lenin Pérez convocou todos os cidadãos de Ciudad Acuña e do estado a ajudar os desabrigados e pediu “água, comida enlatada e roupas”.

“Não descansaremos até ver todas as pessoas afetadas a salvo”, declarou Pérez no Twitter.

Em um boletim emitido esta manhã, o Serviço Meteorológico Nacional (SMN) reportava a presença da frente fria número 53 no noroeste de Coahuila, onde previu tempestades elétricas e granizadas nesse estado e em Nuevo León.

O comissário nacional de Defesa Civil, Luis Felipe Puente, disse hoje que esta é a primeira vez que se reporta um tornado nessa área do país.

O fenômeno de hoje, de apenas seis segundos de duração, foi provocado por uma combinação de ar muito frio da frente presente na região e uma massa de ar quente que entrou pelo Golfo do México, explicou Puente.

O comissário advertiu que o fenômeno pode repetir-se em algum ponto dos estados de Coahuila, Tamaulipas, Chihuahua e Nuevo León pelas condições meteorológicas antes descritas, e pediu que as autoridades de Defesa Civil e a população permaneçam alertas.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.